Prefeitura Municipal de Fernando Prestes disponibiliza dados importantes sobre o meio ambiente

Prefeitura de Fernando Prestes recupera área verde urbana em terreno onde ocorria ocupação irregular

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Fernando Prestes, realizou em 2019 a retirada dos materiais recicláveis que estavam acumulados em uma área verde urbana com a finalidade de realizar os manejos necessários para o plantio de 50 mudas de espécies nativas, tendo em vista aumentar as áreas arborizadas da cidade.

 

Prefeitura de Fernando Prestes amplia Piloto de Floresta Urbana

 O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Fernando Prestes, realizou em 2019 o prolongamento do espaço destinado ao Piloto de Floresta Urbana, localizado à Avenida Prefeito Arlindo Remondini com a participação de crianças da rede municipal de ensino, tendo em vista envolvê-los nessa ação que tem como finalidade servir de exemplo a toda a população, pois com o passar do tempo, essa avenida, que é a principal da cidade, será totalmente sombreada.

 

Prefeitura de Fernando Prestes promove ações de incentivo ao ciclismo

A Prefeitura Municipal de Fernando Prestes, por meio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente realizou durante o ciclo 2019 do Programa Município Verde Azul, ações voltadas ao ciclismo, que envolveram o planejamento e o estabelecimento de datas para a realização da atividade, assim como incentivos e estrutura e organização dos eventos. 

Prefeitura de Fernando Prestes intensifica ação de educação ambiental sobre queimadas na Rede de Ensino

Durante todo o ano letivo de 2019, estão sendo realizados trabalhos contínuos de educação ambiental abordando o tema "QUEIMADAS" na rede de ensino de Fernando Prestes. Essa ação, que vem envolvendo a realização de visitas, palestras, distribuição de panfletos, dentre outras ações com a finalidade de conscientizar e sensibilizar os participantes quanto à importância de se evitar a prática do fogo, principalmente na área urbana.

Prefeitura Municipal de Fernando Prestes investe em substituição de frota

A Prefeitura de Fernando Prestes, por meio dos Departamentos de Transporte e de Meio Ambiente, realizou durante o ciclo 2019 do Programa Município Verde Azul, a substituição de 12 veículos antigos, sendo 8 deles a diesel e 4 movidos a álcool/gasolina por novos veículos, que somaram um total de 11 unidades.

Essa ação, aprovada pelo conselho municipal de meio ambiente, vem trazendo ao município inúmeros resultados positivos, tais como a melhoria contínua da qualidade do ar e redução da poluição visual.

Fernando Prestes intensifica ação de educação ambiental sobre uso do solo

O Departamento de Meio Ambiente de Fernando Prestes da Prefeitura Municipal tem intensificado durante todo o ano letivo de 2019 ações educativas voltadas às fragilidades e potencialidades do uso do solo.

Essas ações compreendem tanto atividades teóricas nas salas de aula, como também ações práticas, tais como visitas em áreas de preservação, áreas degradadas, experimentos em parceria com a CATI com o uso do simulador de erosão, dentre outros.

Produtores de Fernando Prestes recebem treinamento para produção sustentável de alimentos

A prefeitura de Fernando Prestes vem incentivando e estimulando os produtores rurais quanto à produção sustentável de alimentos. Diante disso, com enfoque na horticultura orgânica, foi proporcionado um treinamento sobre rastreabilidade, tendo em vista agregar valor no produto advindo de práticas sustentáveis a 14 produtores rurais. A prefeitura, além de treinar os produtores, ainda ofereceu condições para a realização de visitas em feiras agrícolas, como a agrishow 2019.

Departamento de meio ambiente promove visitações em “Nascente Modelo” de Fernando Prestes

Estão sendo realizadas durante o ano letivo de 2019, visitações na chamada "Nascente Modelo" de Fernando Prestes. Essa ação tem como finalidade divulgar a nascente, bem como realizar ações de recuperações que envolvem o plantio de árvores, manutenção da área, replante de mudas mortas, controle de plantas daninhas, dentre outras.

Alunos da Rede Municipal de Ensino vistam a ETE

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Fernando Prestes têm realizado durante esse semestre letivo visitações na Estação de Tratamento de Efluente. As visitam têm a finalidade de conhecerem o funcionamento e a maneira como o esgoto é tratado antes do lançamento no córrego.

Alunos visitam nascente modelo em Fernando Prestes

Em 28/08 alunos da Escola Municipal "Vergilio da Silva Camargo" do distrito de Agulha visitaram uma nascente modelo localizada em Fernando Prestes.

 

Plano piloto de arborização

A Prefeitura Municipal de Fernando Prestes através do Município Verde Azul implantou o Plano Piloto de Arborização Urbana. O local escolhido foi na Avenida “Prefeito Arlindo Remondini” defronte as escolas “Professor Paulo Cezar Pastori” e “Francisco Sales de Almeida Leite”.

Segundo Osmar Segura a intenção do plano piloto é buscar uma padronização no plantio de árvores no perímetro urbano, sempre respeitando o meio ambiente.

Alunos da Rede Municipal visitam estação de tratamento de esgoto

 

Em agosto próximo passado, um grupo de alunos da Escola Municipal “Vergilio da Silva Camargo” no distrito de Agulha, estiveram visitando as dependências da Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp.

Os alunos das séries 6ª a 9ª, estavam acompanhados de professores, monitores, de funcionários da Sabesp e também do interlocutor ambiental de Fernando Prestes Antonio Osmar Segura e puderam ver como é o funcionamento da estação de tratamento e a devolução da água limpa ao meio ambiente.

 

QUEIMADA É CRIME: DENUNCIE

Comuda é empossado em F. Prestes

No último dia 03/03 tomou posse a nova diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental – Comuda. O ato de posse aconteceu no gabinete do prefeito municipal Bento Luchetti Junior e contou com a presença dos membros da nova diretoria.

O que é?

A preocupação com meio ambiente vem crescendo nos municípios brasileiros. Por isso, têm sido criados mecanismos para aumentar a consciência e promover a mudança de hábitos e de comportamentos. Cada vez mais a população, juntamente com o Poder Público, tem sido chamada a participar da gestão do meio ambiente. Grande parte dos problemas que afetam o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas ocorre no município. E a partir dele podem ser empreendidas ações capazes de preveni-los e solucioná-los. Mais do que isso, o município é o local onde se podem buscar caminhos para um desenvolvimento que harmonize o crescimento econômico com o bem-estar da população.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente é um órgão criado para esse fim. Esse espaço destina-se a colocar em torno da mesma mesa os órgãos públicos, os setores empresariais e políticos e as organizações da sociedade civil no debate e na busca de soluções para o uso dos recursos naturais e para a recuperação dos danos ambientais. 

Qual a sua função?

O Conselho Municipal de Meio Ambiente tem a função de opinar e assessorar o poder executivo municipal – a Prefeitura, suas secretarias e o órgão ambiental municipal – nas questões relativas ao meio ambiente. Nos assuntos de sua competência, é também um fórum para se tomar decisões, tendo caráter deliberativo, consultivo e normativo. Cabe ao Conselho:

• Propor a política ambiental do município e fiscalizar o seu cumprimento;

• Analisar licenças ambientais para atividades potencialmente poluidoras em âmbito municipal;

• Promover a educação ambiental;

• Propor a criação de normas legais, bem como a adequação e regulamentação de leis, padrões e normas municipais, estaduais e federais;

• Opinar sobre aspectos ambientais de políticas estaduais ou federais que tenham impactos sobre o município;

• Receber e apurar denúncias feitas pela população sobre degradação ambiental, sugerindo à Prefeitura as providências cabíveis.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reunião do COMUDA trata sobre aquisição de caminhão compactador 

 

Reunião do Comuda na sede da Prefeitura Municipal em Fernando Prestes

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura divulga cartilha sobre arborização urbana

A Prefeitura Municipal de Fernando Prestes divulgou recentemente a “Cartilha de arborização urbana”. O documento norteia o plantio e o manejo de árvores no perímetro urbano e ainda dá dicas de quais espécies são mais adequadas no diversos terrenos.

CLIQUE E VEJA A CARTILHA

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental se reúne em Fernando Prestes

 

Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental do município de Fernando Prestes na Câmara Municipal

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fernando Prestes tem reunião do Comuda

Participantes da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental, que aconteceu em 26/02/2018 na Câmara Municipal de Fernando Prestes

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental convoca membros e munícipes para reunião 

 

Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental que aconteceu nas dependências da Câmara Muncipal de Fernando Prestes

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

__________________________________________________________________________________________

Prefeitura Municipal convida agricultores para participarem de "Curso de boas práticas na produção de maracujá"

Publicado em 24/10/2017 as 9h

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Horta Comunitaria

 

A Prefeitura Municipal de Fernando Prestes colabora com a comunidade incentivando o plantio de legumes e verduras sem agrotoxicos

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura desenvolve  Piloto de Floresta Urbana

A Prefeitura Municipal de Fernando Prestes e  Departamento de Meio Ambiente e Agricultura desenvolveram o piloto de floresta urbana, na rua central denominada de Jose Agustoni, em frente dos prédios público: Escolas Paulo Cesar Pastori e Francisco Salles de Almeida Leite.

Primeiramente foram cortadas as calçadas de acordo com o espaço árvore, com espaçamento de 80 cm de largura e 160 cm de comprimentos, e o espaço entre as árvores são de 7 metros lineares, foram realizados as covas para 0 plantio onde foram colocados adubos nas covas e depois o plantio das espécies: quaresmeira, ipê, magnólia, amora, acácia, resedá, pitanga e carambola, as mudas plantadas eram de 2 metros de altura. 

 

 

Prefeitura de Fernando Prestes enfatiza Espaço Árvore nos prédios públicos

A Prefeitura Municipal de Fernando Prestes dando ênfase nas qualidades do Município Verde Azul realizou no viário no Espaço Árvore nos prédios públicos do município.

Neste ano de 2017 já foram implantadas em quatro prédios:  Escola Paulo Cesar Pastori Rua: Pedro Segura Ruiz, N° 117 – Jardim Novo Planalto – Fernando Prestes;  Escola Francisco Sales de Almeida Leite , Rua: Pierina Rondanim Boer, N° 646 – Centro  - Fernando Prestes; Escola Rubens Gabriel Lousada Rua: Raul Zanqueta, sn – Jd Villa Carlin – Fernando Prestes; Cozinha Piloto, Padaria, Detram, Secretária de Ass. Social, Conselho Tutelar.

No ano de 2017 foram implantado o viário em 4 prédios públicos , onde serão identificados com placas cimentadas, com coordenadas. Em 2018 serão realizados o viário em 6 prédios públicos e no ano de 2019 serão implantado 6 prédios públicos totalizado 100% dos prédios.

 

Posse do novo Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental

 

 

 

O Prefeito Municipal Bento Luchetti Junior deu posse ao novo Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (COMUDA), dando enfase na qualidade ambiental e solicitou aos empossados uma boa sorte e uma grande gestão ambiental

 

 

 

 

 

 

 

 

 

____________________________________________________________________________________________________

Prefeitura Municipal realiza mostra ambiental para os alunos e a população

A Prefeitura Municipal e o Departamento Munipal de Meio Ambiente e Agricultura realizaram na escola Sophia de Athayde Pedrassoli uma exposição ambiental, retratando o fundo do mar, está sala faz parte da feira de ciências que ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro de 2017.

 

Foram muito importante a comunicação aos alunos e população sobre a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

____________________________________________________________________________________________________

 

A Prefeitura Municipal de Fernando Prestes descontaminou as lâmpadas fluorecentes 

A Prefeiutura contratou na empresa Mazzucca Ambiental para realizar a descontaminação de metais pesados das lâmpadas florecentes, do seu ecoponto de coleta das lâmpadas.
Com atitudes de responsabilidade ambiental a prefeitura contribuiu para que as lâmpadas florecentes, para uma destinação do produto adequado.

 

 

 

 

 

 

 

____________________________________________________________________________________________________

Prefeitura Municipal de Fernando Prestes se preocupa com animais soltos nos logradores

 

 

____________________________________________________________________________________________________

 

A Prefeitura Amplia a comunicação da coleta de lixo eletrônico

 

A Prefeitura Municipal e o Departamento de Meio Ambiente, estão comunicando

a população do Municipio de Fernando Prestes, que foi realizando junto com

Secretaria de Obras e Teransporte, e está recebendo o lixo eletrônico nas

Escloas Professora Clélia Machdo de Freitas e Sophia de Ataide Pedrassoli,

nos Supermercados Central e Anaué, no Pao Municipal e no almoxarifado

Municipal.

A Prefeitura também comunicam os benefícios em reciclar os eletrônicos:

- Redução de poluição

-Contaminação do solo, rios e lençol freático

-Limpeza e Higiene na cidade

-Diminuição do lixo no aterro sanitário

A MÃE NATUREZA NECESSITA DA CONCIENCIA DOS SEUS FILHOS

O interlocutor ambiental Osmar Segura realizou palestras sobre a importancia

da reciclagem do lixo eletronico, nas escolas Sophia de Athayde Pedrassoli e

Clélia Machado de Freitas

 

____________________________________________________________________________________________________

 

 

SABESP Cumpre os termos do convênio com o Município

 

 

A SABESP realizou vistorias no Jardim Luchetti e Distrito Industrial, e constatou
que as águas pluviais das residências são drenadas para a rede coletora de
esgoto doméstico e solicitou aos munícipes que realizem ações corretivas na
drenagem de águas pluviais, interligando essa águas no sistema de drenagem
municipal, para que a SABESP e o Município mantem assim a política de
saneamento do Município.

 

 

 

____________________________________________________________________________________________________

 

Publicado em 04/10/2017 as 10h

Coleta de Pneus

 

A Prefeitura Municipal e Departamento de Meio Ambiente comunicam a população que estará recebendo Pneus inservíveis em seu eco ponto, localizado na Avenida Sete de Setembro S/N, e também o disque retirada de pneus inservíveis.

Disque Retirada de pneus: 16 3258 1320

  Pneus velhos, problemas novos.

Colabore com o meio ambiente, trazendo para o eco ponto os pneus inservíveis ou ligando para o Disque Retirada; 

Telefone: 16 3258 1320

Só uma cidade bem informada a respeito do meio ambiente, dão valores a natureza conservada e a importância de uma sociedade de indivíduos conscientes.

 

 

____________________________________________________________________________________________________

Publicado em 03/10/2017 as 14h

SABESP mantém o cumprimento de ações na rede coletora de esgoto

 

A SABESP cumpre os acordos registrados no Convenio de Cooperação, que celebram o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e o Município de Fernando Prestes, realizando obras de interligação as novas redes de esgotos em novos parcelamentos de solos urbanos, coleta e afastamento e tratamento do esgoto doméstico, localização e reparos nos rompimentos da rede coletora de esgoto doméstico, através dessa obras realizadas e metas cumpridas, desenvolveram-se uma qualidade de saneamento e também o desenvolvimento da salubridade ambiental.

 

 

 

____________________________________________________________________________________________________

Publicado em 22/08/2017 as 6h

Fernando Prestes participa de câmara temática de meio ambiente

No último dia 11/08 a cidade de Monte Azul Paulista sediou um encontro entre representantes de 12 municípios da região, entre eles Fernando Prestes, que trataram sobre Meio Ambiente no contexto do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande – Codevar.

Durante o encontro foram acertadas normas e ações para serem adotadas entre os 25 municípios participantes do Codevar. Eliana Borges, diretora do Meio Ambiente de Monte Azul Paulista apresentou uma estimativa da produção de lixo destes municípios. O prefeito municipal de Monte Azul Paulista Paulo David também participou do encontro.

Os participantes definiram dividir o consórcio em quatro regiões, onde serão implantados aterros comunitários para destinação do lixo. Fernando Prestes está inserido na região 4, juntamente com os municípios de Vista Alegre do Alto, Cândido Rodrigues, Santa Adélia e Monte Alto.

 

 

____________________________________________________________________________________________________

Publicado em 12/07/2017 as 15h

Novas orientações da Programa Município Verde Azul

Nos dias 10 e 11/07/2017 aconteceu em Salto-SP a Capacitação do Programa Município  Verde e Azul com orientação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A capacitação teve como objetivo orientar os interlocutores dos municípios sanando as dúvidas existentes nas diretivas do programa  esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, conselho ambiental, uso do solo, estrutura e educação ambiental.

Fernando Prestes esteve representado por António Osmar Brentan Segura, Interlocutor  Ambiental do município de Fernando Prestes (foto ao lado).

______________________________________________________________________________________________________

Publicado em 10/07/2017 as 18h

Funcionários da prefeitura de Fernando Prestes participam de curso de poda e jardinagem

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar - em parceria com a Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Alto realizou um Curso de poda e jardinagem, nos dias 1, 2,8 e 9/07/2017. Os participantes, entre eles dois funcionários municipais de Fernando Prestes, receberam orientações sobre nutrição, plantio e manejo de poda. As aulas foram ministradas pelos técnicos de Senar, sendo 20 % teóricas e 80 % praticas, perfazendo um total 32 horas.

Os conhecimentos de manejo com as plantas tiveram como objetivo, como proceder em uma poda vegetal e manter as plantas bonitas e saudável ordenando seu crescimento.

Os participantes de Fernando Prestes foram  Flávio Alberto Pereira e Rogério Aparecido Monteiro.  

______________________________________________________________________________________________________ 

Publicado em 30/06/2017 as 18h

Agricultores de Fernando Prestes participam de capacitação na APTA

Em 30/06 agricultores de Fernando Prestes e de outras cidades da região participaram de um curso de capacitação de irrigação e praticas conservacionistas de solo  oferecida pelo Pólo Apta Centro Norte ( Antiga Estação Experimental de Pindorama).

O objetivo do encontro foi capacitar produtores rurais sobre o uso adequado de sistemas de irrigação e técnicas de conservação de solo  com a finalidade de associar a prática da agricultura e interação sustentável com o meio ambiente.

Durante a programação aconteceram atividades teóricas  abordando temas como o uso racional da água na irrigação, manejo de solo e práticas de conservação. Na parte prática os participantes acompanharam métodos de irrigação e manejo de solo.  O encontro que teve três horas e meia de duração foi ministrado por Everton Luis Finoto, especializado em agronomia. O  grupo de Fernando Prestes estava acompanhado pelo assessor municipal do Meio Ambiente Antonio Osmar Segura.

_____________________________________________________________________________________________________

Publicado em 13/06/2017 as 15h

Fernando Prestes participa da reunião intermunicipal em Pirangi

No último dia 12/06, as 14h, aconteceu em Pirangi-SP uma reunião intermunicipal para a criação de um consórcio, quando participaram os seguintes municípios: Pirangi, Fernando Prestes, Vista Alegre do Alto, Taiaçu, Taiuva, Monte Alto e Cândido Rodrigues. (foto ao lado)

Na reunião ficou decidido que haverá uma capacitação para os agricultores dos municípios participantes tendo como tema “a causa de irrigação e práticas conservacionistas do solo”, previsto para o próximo 30/07. Foi acertado que a capacitação será no Polo Regional Centro Norte (Agencia Paulista de Tecnologia do Agronegócio – APTA). O  objetivo do curso é auxiliar os agricultores, visando um manejo sustentável e buscando melhorar a qualidade do Meio Ambiente.

Também foi declarado e discutido, a questão de uma área destinada a Educação Ambiental com os alunos das Escolas sendo  escolhido uma trilha no Morrinho de Santa Luzia, antiga passagem do trem da extinta Ferrovia Monte Alto. O objetivo desta visita é escolher um local para a Educação Ambiental e Ecoturismo com as crianças dos municípios e informar a necessidade de Preservação Ambiental.

No encontro também foi decidido a realização do Curso de Poda de Árvores, que será realizado no Município de Vista Alegre do Alto.

Estas Ações Ambientais tem como metas a melhoria na qualidade da irrigação do solo, e o manejo correto da poda buscando uma melhoria na qualidade ambiental.

______________________________________________________________________________________________________

Publicado em 09/06/2017 as 17h

Municípios fazem um consorcio intermunicipal para a implantação de Aterro Sanitário

A Prefeitura Municipal de Fenando Prestes participou no último dia 08/06 em Pirangi-SP de um encontro com representantes de 17 cidades da região, para discutir a formação de um consorcio intermunicipal para destinação final do lixo doméstico.

Na reunião foram definidas as áreas para implantação do aterro bem como a adesão dos municípios que participaram: Fernando Prestes, Bebedouro, Severina, Ariranha, Paraiso, Monte Azul Paulista, Monte Alto, Santa Adélia, Embaúba, Taquaral, Taiúva, Taiaçu, Vista Alegre de Alto, Candido Rodrigues e Pirangi. Todos os municípios aderiram o aterro no consórcio.

Os objetivos desse consórcio são melhorar qualidade do aterro com menor contaminação em lençóis freáticos e diminuir o volume de resíduos com a companhia de reciclagem do Resíduos Domiciliares.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente destinou uma verba de R$170 milhões para a realização dos consórcios do aterro sanitário. 

______________________________________________________________________________________________________

Publicado em 06/06/2017 as 10h

Fernando Prestes comemora a Semana do Meio Ambiente

Fernando Prestes realizou na Semana do Meio Ambiente (01 a 05/06), em parceria com a Sabesp e a Secretária Municipal de Saúde, uma gincana ambiental e doações de mudas de árvores para arborização urbana. A ação envolveu alunos das escolas municipais Vergílio da Silva Camargo com 72 alunos da 6º a 9º serie, e 100 alunos da escola Sophia Athayde Pedrassoli tendo a participação de 232 alunos da 6º e 9º serie e, a participação do corpo docente.

Também houve uma gincana onde várias tarefas ambientais foram realizadas entre elas, o maior peso de lixo coletado das casas entre, lâmpadas fluorescentes, pneus e outros objetos. As equipes participantes apresentarão cartazes ilustrativos sobre o a preservação do Meio Ambiente.

Foram doadas 250 mudas de árvores aos alunos das escolas participantes, para realizarem um plantio nos logradouros urbano melhorando assim a qualidade do ar da cidade. 

_____________________________________________________________________________________________________

 

 

Nosso site faz o uso de cookies para melhorar sua experiência de navegação. Leia sobre como utilizamos cookies e como você pode controlá-los clicando em "Preferências de Privacidade" à direita.

Preferências de Privacidade

Quando você visita qualquer site, ele pode armazenar e recuperar informações através do seu navegador, geralmente na forma de cookies. Como nós respeitamos sua privacidade, você pode escolher não permitir coletar dados de alguns tipos de serviços. Entretanto, ao não permitir esses serviços sua experiência pode ser impactada.


Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE