O prefeito Arlindo Remondini, no uso de suas atribuições institui os símbolos municipais por meio de leis.
O Brasão de Armas em 20 de julho de 1984; a Bandeira Municipal foi instituída em 24 de junho de 1985 e o Hino Municipal em 2 de maio de 1988.
Conformação: escudo português, lembrança a raça colonizadora. Três campos são divididos por um coração com os dizeres "A cidade que o amor criou".
O primeiro campo simboliza a pureza e apresenta as riquezas do município: laranja, limão e tomate. O segundo campo simboliza a paz e apresenta ramos de cana-de-açúcar, cultura economicamente importante. O terceiro campo simboliza o trabalho humilde e apresenta a água como símbolo da vasta rede hidrográfica.
O escudo é encimado pela "Coroa Mural" em ouro, de cinco torres, três completas e duas em perspectiva. Como suporte um ramo de café frutificado, representando a riqueza do município. Por fim uma divisa, em prata, em listão de goles "Fernando Prestes".
Conformação: quatro retângulos divididos por uma Cruz Latina branca, tendo ao centro o Brasão de Armas.
Em primeiro plano, a cor "Verde de Santa Catarina", que domina todo o retângulo da bandeira, tem por significado as culturas agrícolas desenvolvidas, predominantemente a cítrica e a canavieira. Em segundo plano, uma Cruz Latina (conforme o decreto de criação, entretanto é uma cruz heráldica), símbolo da fé cristã dos doadores das terras do município e da unidade da nação que nasceu sob o signo da Cruz (com o nome de Terra de Santa Cruz). Em terceiro plano o Brasão de Armas, lembrando que o município vive em paz, alicerçada pelo trabalho e progresso.
A letra do hino oficial do município de Fernando Prestes, tem como autor Newton de Almeida Mello, professor e diretor do "Grupo Escolar de Fernando Prestes" que compôs letra e melodia. O hino de caráter histórico, destaca a hospitalidade do povo, os campos e as riquezas municipais, assim como o amor pela cidade.